Conheça o jardim botânico tropical

O Jardim Botânico Tropical, localizado em Lisboa, na zona de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, é um espaço repleto de história. Com uma área total de cerca de 7 hectares, este jardim inclui um Parque Botânico aberto ao público, que se estende por 5 hectares. Apresenta um vasto património vegetal, especializado em flora tropical, e foi destacado como Monumento Nacional.
O projeto de recuperação paisagística do Jardim Botânico Tropical (JBT), foi adaptado pela Topiáris – Arquitetura Paisagista, com o objetivo de preservar a essência e a beleza deste espaço, assegurando a sua continuidade como um local de grande relevância histórica, científica e cultural.
A história

O Jardim foi criado em 25 de Janeiro de 1906 por Decreto Régio, no âmbito dos serviços agrícolas coloniais e integrado no Instituto de Agronomia e Veterinária, recebendo o nome de Jardim Colonial. Originalmente situado nas Estufas do Conde de Farrôbo, o Jardim foi transferido em 1912 para a “Cêrca do Palácio de Belém”, onde ainda hoje se encontra.
Fotografia de 1928 Disponível em https://reabilitacao-jbt.ulisboa.pt/ © Todos os direitos reservados
O antigo Jardim Colonial foi projetado como um centro de estudo e experimentação, dedicado ao aprofundamento do conhecimento sobre culturas tropicais e coloniais. Funcionou como um espaço de recolha de informações sobre a agricultura colonial e promoveu a troca de material vegetal com instituições congéneres, estabelecendo relações científicas internacionais. Para além disso, teve um papel relevante na resolução de várias questões técnicas relacionadas com estas temáticas, consolidando-se como uma referência na sua área de atuação.
Nas bases para a organização dos serviços agrícolas coloniais, definiu-se que a criação do ensino agrícola tropical deveria incluir um “laboratório” e um “museu”.
Esta estrutura manteve-se até 1944, quando o Jardim Colonial foi integrado com o Museu Agrícola Colonial, nessa altura, o Jardim deixou de estar ligado ao Instituto Superior de Agronomia. Em 1951, a designação foi alterada para Jardim e Museu Agrícola do Ultramar, mais tarde, em 1974, passou a integrar a Junta de Investigações do Ultramar, que foi posteriormente incorporada no Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT).



Em 1983, o Jardim passou a chamar-se Jardim-Museu Agrícola Tropical (JMAT) e tornou-se uma das unidades do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT). Como principal objetivo destacava-se a manutenção de plantas de zonas tropicais e subtropicais, mantidas ao ar livre ou em ambientes controlados, com catalogação sempre atualizada, servindo como material de estudo e ensino.
Em 2005 foi criada a Liga dos Amigos do Jardim Botânico Tropical. Esta associação sem fins lucrativos tem como objetivos angariar fundos complementares e ajudar a definir as linhas orientadoras do Jardim Botânico Tropical.
O Jardim foi classificado como Monumento Nacional em 2007. Em 2015, com a extinção do IICT, I.P. (Instituto Politécnico), por fusão na Universidade de Lisboa, o Jardim Botânico Tropical passou a integrar a Universidade, tornando-se parte da nova Unidade Especializada IICT, criada no âmbito da ULisboa.

Disponível em museus.ulisboa.pt/jardim-botanico-tropical © Todos os direitos reservados
o nosso espaço
Mapa do espaço
Disponível em https://reabilitacao-jbt.ulisboa.pt/ e https://is.gd/6RZoHE © Todos os direitos reservados
Glossário botânico virtual
O Parque e as Estufas do Jardim Botânico Tropical acolhem cerca de 600 espécies com origem em diversos continentes. Embora a maioria seja de origem tropical ou subtropical, também há espécies de regiões temperadas. Através da nossa galeria, é possível explorar algumas das plantas que compõem o espaço do Jardim.
Entrevista com luís Paulo Ribeiro
Arquiteto paisagista do Jardim Botânico Tropical

Licenciado em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Posteriormente, concluiu o doutoramento pela Universidade de Massachusetts, onde apresentou a tese intitulada “The Cultural Landscape and the Uniqueness of Place: a greenway heritage network for landscape conservation of Lisbon Metropolitan Area”.
É sócio-fundador da Topiaris (1988), onde coordena projetos em diferentes contextos geográficos. Entre os projetos que liderou, destacam-se o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, em Alverca, o Plano Diretor Municipal de M’Banza Congo, em Angola (2013), e o Parque dos Soberanos, em Luanda.
Colabora regularmente com a Island Planning Corporation, e participa em projetos de grande escala, como a Cité de la Démocratie, em Libreville, Gabão.
Disponível em https://is.gd/cn63Hy © Todos os direitos reservados
Visite o Jardim Botânico Tropical
+351 213 921 808
geral@museus.ulisboa.pt
museus.ulisboa.pt
Localização
Largo dos Jerónimos, 1400-209 Lisboa
Como chegar
Autocarro: 714, 727, 728, 729
Elétrico: 15, 18
Comboio: Linha Cais do Sodré-Cascais (Estação de Belém)
Horários
O Jardim encontra-se aberto todos os dias, das 10h às 17h, exceto nos feriados de Natal e 1 de janeiro.
Preçário
