Lx Factory de dentro para fora

Quem são as nossas vozes dentro da Lx Factory?

A LX Factory é um espaço que combina criatividade, cultura e negócios. Não há forma melhor de conhecer o local senão pela visão de quem lá passa os dias. Aqui encontram testemunhos de três jovens que trabalham em projetos distintos, mas que têm algo que os une.

Vamos conhecê-los…

Lia Sousa, 22 anos

Estuda línguas e trabalha na loja “The Portuguese Concept” em part-time.

Antes de trabalhar na Lx Factory já tinha visitado o local, mas não o frequentava muitas vezes.

Francisco Marcelo, 19 anos

Trabalha a tempo inteiro na “Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau“.

Conhecia a Lx Factory só de nome, antes de passar a frequentá-la todos os dias.

Joana Santos, 25 anos

Após terminar os estudos na área do cinema, estuda agora marketing digital, ao mesmo tempo que trabalha na loja “BAM and BOO“.

Já frequentava a Lx Factory, motivada pelos eventos de música que costumam ser promovidos.

Ouve na primeira pessoa o testemunho dos três jovens sobre a Lx Factory

Sob diferentes olhares, a Lx Factory é reconhecida como um espaço único em Lisboa, onde a diversidade, a criatividade e a liberdade parecem não ter limites. É um local onde todos podem encontrar o seu espaço. Existe uma enorme variedade de marcas e projetos que agradam públicos e gostos diferentes.

Há sempre algo novo a acontecer, com exposições e concertos variados que tornam o espaço especialmente apelativo para os jovens. Contudo, com o passar dos anos, o público-alvo tem vindo a mudar. No início, o foco estava nas startups, com o objetivo de dar visibilidade a projetos inovadores e atrair a comunidade local. Hoje, está muito mais orientado para turistas, afastando-se, ligeiramente, do propósito original.

“Inicialmente, talvez não fosse esse o foco, mas, ao perceberem que o principal motor do comércio são os estrangeiros, começaram a explorar as potencialidades económicas associadas ao turismo.”

– Joana Santos

O que une as lojas onde trabalham os três jovens?

Embora o comércio na Lx Factory esteja claramente voltado para estrangeiros e turistas, há um esforço em manter, na medida do possível, a portugalidade no local. Lia Sousa partilha que todos os domingos há uma feira onde são promovidos produtos orgânicos e portugueses – LX Market.

Joana Santos, Francisco Marcelo e Lia Sousa integram projetos nos quais as raízes portuguesa são pilares que moldam a identidade das lojas e do restaurantes em trabalham….

The Portuguese Concept dá vida, de variadas formas, à verdadeira essência de Portugal.

A loja reúne exclusivamente marcas portuguesas, oferecendo uma seleção única e diversificada, como óculos de sol em madeira da Pica Pau, peças de vestuário da Le Mot, bonés da Imago, camisas da The Flying Dutchman, lenços e acessórios da Ethical Legend e cremes da Nally.

Mas estes produtos e marcas são temporários, já que a loja adota uma rotatividade que acompanha as tendências e ajusta-se às diferentes estações do ano.

O espaço é assim uma verdadeira homenagem à portugalidade, com uma decoração rústica que inclui paredes de cortiça, ladrilhos de pedra, plantas naturais e mobiliário em madeira, numa parceria estabelecida com a marca Seiva by Piramidal, uma marca portuguesa.

A Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau é um espaço onde a tradição portuguesa encontra a inovação. O icónico pastel de bacalhau é reinventado ao ser recheado com o prestigiado queijo da Serra da Estrela DOP.

Num só prato são misturados dois símbolos da gastronomia portuguesa, criando uma verdadeira obra-prima da gastronomia nacional.

O espaço reflete a cultura portuguesa, com uma decoração que inclui os azulejos tradicionais, música típica e um ambiente que combina história e modernidade.

A BAMandBOO é uma marca portuguesa que celebra a biodiversidade única dos Açores, transformando ingredientes locais, como chá verde, louro dos Açores e basalto vulcânico, em produtos de skincare sustentáveis.

A marca combina a pureza da natureza com a inovação científica de vanguarda, representando um compromisso com a herança portuguesa e a responsabilidade ambiental.

A loja na Lx Factory é a única física e reflete a essência da marca. Cada produto conta uma história ligada à terra, ao mar e à tecnologia, simbolizando o equilíbrio perfeito entre tradição e modernidade.

“A essência são os Açores. A marca foi pensada para ir buscar toda a essência dos Açores.”

– Joana Santos

Submit a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *